terça-feira, 18 de abril de 2017

(LIÇÃO 01) Deus tem um nome?

A resposta da Bíblia

Perguntas para meditação:
Qual o nome de Deus?
Quem é Jesus Cristo?
Deus faz parte de uma Trindade?

Todas as pessoas têm nome. Não faria sentido que Deus também tivesse um nome? Ter e usar um nome é um aspecto fundamental numa amizade com as pessoas. Será que isso deveria ser diferente quando se trata de nossa amizade com Deus?
Na Bíblia, Deus diz: Eu sou Jeová. Este é meu nome.” (Isaías 42:8) Embora ele também tenha muitos títulos, como “Deus Todo-poderoso”, “Soberano Senhor”, “Senhor” e “Criador”, ele dá dignidade e honra a seus adoradores por convidá-los a se dirigir a ele usando seu nome pessoal JEOVÁ. — Gênesis 17:1; Atos 4:24; 1 Pedro 4:19.

Muitas traduções da Bíblia contêm o nome de Deus em Êxodo 6:3. Esse texto diz: “Eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-poderoso, mas com respeito ao meu nome JEOVÁ não me dei a conhecer a eles.
JEOVÁ é uma tradução do nome de Deus em português que tem sido usada por séculos. Embora alguns eruditos (Estudiosos dos escritos bíblicos) prefiram a forma “Javé”, Jeová é a forma mais amplamente reconhecida do nome de Deus. A primeira parte da Bíblia não foi escrita em português, mas em hebraico, um idioma que se lê da direita para a esquerda. Nessa língua, o nome divino aparece na forma de quatro consoantes, יהוה. Esses quatro caracteres hebraicos transliterados(Traduzidos) YHWH são conhecidos como Tetragrama.

O nome de Deus é Jesus?

Jesus se referiu a si mesmo como “Filho de Deus”. (João 10:36; 11:4) Jesus nunca disse que era o Deus Todo-Poderoso.
Além disso, Jesus orava a Deus. Se ele mesmo fosse o Deus para quem ele estaria orando¿. (Mateus 26:39) E, ao ensinar seus seguidores a orar, Jesus disse: “Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome.” — Mateus 6:9. Ao usar a palavra nosso, Jesus indicou que o Deus que estava nos céus também era seu pai.
Jesus revelou o nome de Deus ao citar uma passagem antiga das Escrituras: “Ouve, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” — Marcos 12:29; Deuteronômio 6:4.

Jesus fez uma clara distinção entre ele e seu Pai

Será que a identidade de Deus precisa ser “um mistério muito profundo”? Para Jesus não era. Numa oração ao seu Pai, Jesus fez uma clara distinção entre ele e seu Pai, quando disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Se acreditarmos nessas palavras de Jesus e entendermos os ensinos claros da Bíblia, nós o respeitaremos pelo que ele realmente é: o Filho divino de Deus. E adoraremos a Jeová como “o único Deus verdadeiro”.

Deus é uma Trindade?

Muitas religiões cristãs ensinam que Deus é uma Trindade. No entanto, veja o que a Encyclopædia Britannica diz: “Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita ocorrem no Novo Testamento . . . A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias.
Na verdade, a Bíblia nunca fala de Deus como pertencendo a uma Trindade. Veja os seguintes textos bíblicos:
Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” — Deuteronômio 6:4.
Tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” — Salmo 83:18.
Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” — João 17:3.
Deus é apenas um.” — Gálatas 3:20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário